Não se esqueça: Conteúdo é tudo!
Um bom conteúdo é fundamental para contribuir com a efetividade do marketing nas redes sociais. Por isso reunimos aqui algumas dicas importantes que podem ajudar muito na divulgação da sua marca.
Desde a difusão da importância das mídias sociais para as marcas, o conteúdo se tornou o centro das ações no marketing digital. Uma proposta diferenciada do marketing tradicional para colocar as empresas como especialistas que compartilham seus conhecimentos. Dessa forma, não é preciso chegar até o público de maneira invasiva. A ideia principal é criar um conteúdo de qualidade, 100% adequado ao que o seu público consome pela Internet.
Essa presença não se resume a anúncios diretos com botões de compra ou contato direto com a equipe de vendas. Trata-se de um conteúdo educativo que irá, de fato, ajudar a persona a solucionar uma determinada dor.
É importante aceitar de antemão que o marketing de conteúdo veio com tudo e tomou conta das estratégias de sucesso. E essa mesma lógica também aplicada às redes sociais. Por isso é importante saber como criar conteúdo para o Instagram para atingir os melhores resultados.
Assumindo a importância do seu conteúdo, vamos começar o nosso pequeno guia de criação pela parte estratégica:
Estratégia de sucesso
Começamos a falar sobre como criar conteúdo para o Instagram com uma clara preocupação: o seu público. É muito importante definir para quem todo o seu discurso será direcionado. Assim é possível iniciar a estratégia de sucesso.
Sejam quais forem os seus hábitos particulares, existem algumas premissas básicas que vão nos ajudar a traçar uma estratégia ideal. As pessoas estão ligadas ao Instagram para ver histórias de vida com as quais se identifiquem. Sejam aqueles que consomem produtos, que querem aprender a maquiar, ver arte ou consumir material de humor, todos gostam de ver o outro. A palavra seguir se aplica de forma literal ao ato de assistir as histórias que passam pela timeline.
Portanto, utilize o seu perfil para contar histórias engajadoras, que motivam e geram emoções. Saiba que o Instagram não deve ser apenas igual a uma vitrine com intuito de exibir seu produto ou serviço. Ele deve funcionar como fomento para sonhos e ideais, carregando os conceitos existentes na construção da sua marca.
Até agora já mostramos a importância de definir uma persona, produzir para ela de forma humana e contando uma história. Com esses preceitos bem traçados é a hora de criar um personagem e ser fiel à sua forma de abordagem. Assim fechamos os itens necessários para a sua estratégia de sucesso. Mas ainda faltam algumas dicas para facilitar ainda mais sua produção. Confira:
Conteúdo relevante
Seu conteúdo deve flutuar em diferentes temáticas. E é bom que seja assim para variar assuntos e não ser repetitivo. Porém, o que não pode mudar de um post para o outro é a relevância.
Essa relevância pode ser conquistada de diferentes maneiras. Ao se perguntar como criar conteúdo para o Instagram, escolha primeiro seu objetivo, dentre alguns desses exemplos: educativo, conselheiro, inspirador, crítico e bem-humorado. Depois pesquise o melhor conteúdo possível sobre cada uma das linhas editoriais e produza.
Agora já é possível pensar na estrutura. De cara será preciso definir se o post será uma foto, um vídeo, um infográfico ou gif. Vamos abordar abaixo como esse aspecto estético é importante. Mas não se esqueça também das legendas. Elas vão ajudar na relevância do seu post. Por isso, evite textão e tenha cuidado com os deslizes do português. Além disso, utilize hashtags para aumentar o alcance dos seu posts. Pesquise as hashtags mais usadas.
A imagem no centro
Uma imagem vale mais do que mil palavras e o Instagram é uma rede social voltada para o aspecto visual. Por isso, para saber como criar conteúdo para o Instagram é essencial que você invista no aspecto estético do seu post. Para isso, o trabalho de um designer se torna essencial. Imagine sua página no Instagram como a recepção da sua empresa.
A imagem vai ser sempre a primeira impressão de um possível seguidor diante do seu perfil. Avalie como os concorrentes e principalmente as empresas que tem como exemplo de bom conteúdo criam seus posts. É permitido se inspirar neles e fazer algo na mesma linha, acompanhando a tendência, desde que tome o cuidado de não copiar literalmente.
Temas recorrentes
Ao falar de concorrência é impossível não pensar na necessidade de não ficar perdido frente a constantes mudanças de tendências no marketing digital. Porém, alguns temas possuem uma certa recorrência e independem de modismos para gerar bons assuntos. Listamos abaixo mais algumas pequenas dicas que vão te ajudar na busca de como criar conteúdo para o Instagram.
Acompanhando as estações – é sempre bom associar seu post às estações, isso ajuda em tons de cores, assuntos relacionados ao clima e às datas comemorativas de cada época do ano.
Mostrando os bastidores – o Stories se mostrou um ótimo meio das pessoas e empresas mostrarem o bastidores do seu dia-a-dia. Mas valem também posts mostrando o backstage e apresentando a equipe, por exemplo.
Lembrando conquistas – Essa é uma dica especial para seus posts das quintas-feiras. A #tbt faz um enorme sucesso e já ficou mundialmente famosa. A tradução livre para a hashtag americana é “trazendo de volta a quinta” (throwback thursday). É legal entrar nessa onda e utilizar o dia para contar coisas do passado, celebrar conquistas ou fazer até um repost pertinente.
Estamos falando de um universo fluido e a qualquer momento novas dicas sobre como criar conteúdo para o Instagram podem surgir. Por isso acompanhe nosso blog e fique antenado para ter um perfil recheado de conteúdos de sucesso.
Vamos nessa?