Produção Gráfica

Uma área que muitas vezes suscita dúvidas a estudantes e profissionais do Design e da Publicidade e mesmo de outras áreas.

A produção gráfica é um conjunto de etapas que engloba materiais, serviços, custos e prazos de entrega, para que o resultado final do trabalho seja o pretendido. Podem ser trabalhos mais simples (um cartão de visita) a mais complexos (embalagens com diferentes materiais e técnicas).

Os designers ou criativos que desenvolvem trabalhos que englobam o serviço de impressão necessitam saber os processos de pré-impressão, impressão e pós-impressão. Bem como os diversos sistemas ou formas de impressão: digital, offset, flexografia, rotogravura, serigrafia, termografia, entre outros. Caso contrário poderão oferecer um trabalho, impossível de ser concretizado, ou pelo preço idealizado, ou pelo prazo de entrega ou por outro aspecto.

Ao dominar bem este assunto, facilita a rapidez de entrega de um orçamento, a maquete e o trabalho final, aumentando assim, a qualidade do trabalho final, a satisfação do cliente e logo a do designer ou criativo.